O Duque Brewpub é, como o próprio nome indica, um bar de cerveja que também tem produção própria. Os produtos nacionais são o destaque já que o objetivo é “ser a montra da melhor cerveja artesanal que se faz em Portugal”.

Situado na Calçada do Duque, o primeiro brewpub de Lisboa nasceu há cerca de três anos e meio e teve um percurso algo acidentado, que envolveu um fogo no prédio em que está alojado. Mas o projeto prevaleceu graças à perseverança de Miguel Nozolino e Tiago Castel-Branco. Tudo começou porque os dois sócios, apaixonados por cerveja, decidiram iniciar-se a fazer a sua própria bebida e frequentaram alguns workshops para aprender sobre cerveja artesanal. Tiago Castel-Branco explicou, à Paixão pela Cerveja que o sócio tinha um espaço de família onde queria montar um negócio e, assim, juntaram o útil ao agradável. Assim nasceu o Duque Brewpub.
Determinantes para o início do projeto foram também Pedro Lima e Vítor Faria, que têm a marca Aroeira, e que “ensinaram tudo sobre o negócio”, num grande espírito de interajuda entre cervejeiros.

Aposta no que é nacional
O Duque tem “a sorte de estar no quarteirão da cervejaria Trindade e, por isso, é o único sítio no centro de Lisboa em que se pode produzir cerveja”. A fábrica fica nas traseiras do bar e tem capacidade para produzir 750 litros. Usualmente são feitas “três receitas diferentes todos os meses”, mas no bar há sempre mais oferta produzida através de “contract brewing com Musa a e a Post Scriptum, num total de 4500 litros ao mês”, revelou Tiago Castel-Branco. Esta produção é sempre vendida ‘in-house’.
O projeto dá primazia ao que é português e, por isso, a sua oferta é exclusivamente nacional, mas é também um local de experimentação, com uma oferta variada e sempre nova. Muitos cervejeiros “que estão a começar, enviam-nos cerveja para experimentar, se gostamos colocamos no nosso menu”. A ideia é permanecerem assim e terem “o máximo de produtores locais”, mas o grande objetivo é serem “a montra do que melhor se faz em Portugal”. Aliás, com cerca de 70 a 80% dos clientes a virem de fora do país, isso é inequívoco, mas o “foco não são os clientes internacionais, mas sim o público que gosta de cerveja”. Consolidação é a estratégia para este ano e, no futuro, quem sabe “a abertura de uma fábrica”, aproveitando a localização privilegiada para produzir cerveja.

Rotatividade
Na carta do Duque há cervejas para todos os gostos desde IPA até às Stout. À pressão existem doze torneiras de cerveja que, além das seis Duque, vão apresentando sempre novas e que “não repetem para dar a conhecer o que há novo no mercado”. É possível pedir copos de cerveja de 20cl, 40cl ou então comprar um jerrycan de um litro e levar para casa. As cervejas Duque de maior sucesso são a Amarguinho (Pale Ale), a Aloirado (Blonde Ale) e a Albino (White Stout).
Já engarrafada, há 50 rótulos das mais conhecidas marcas nacionais como a 8ª Colina, Letra, Bolina entre muitas outras, que mudam de seis em seis meses e em que todas as semanas há uma cerveja em promoção. Mas se lhe der a fome enquanto bebe, o Duque também serve petiscos em que se destacam tostas e tábuas de enchidos e queijos.
DUQUE BREWPUB
- Coordenadas GPS: 38.713159, -9.142558
- Calçada do Duque 51, 1200-156 Lisboa
- Horário: Das 16:00 às 00:00