Não sendo possível este reencontro, neste tempo singular, a Confraria relembra os seus embaixadores aquilo que os une: a Cerveja, um puro e honesto símbolo de convívio e partilha.
A viver um Mundo Novo, a Confraria da Cerveja enviou uma mensagem aos seus mais do que 650 confrades e confradesas, numa altura em que deveria estar a se celebrada a 18ª Cerimónia de Entronização da Confraria da Cerveja, um convívio único que reúne todos os defensores da arte cervejeira e que entroniza, todos os anos, novos embaixadores da cerveja em Portugal.

Esta arte ancestral nasce da terra que produz a cevada e o lúpulo, é concebida pelo engenho e empreendedorismo dos nossos cervejeiros e ganha vida na nossa sociedade, pois sentimo-la na nossa economia e alimenta o nosso convívio de forma sã e moderada.
Apesar de o convívio ter que ser moderado, pela nossa proteção e pela salvaguarda dos nossos, há algo que este momento não nos consegue retirar: a nossa capacidade e vontade de celebrar a Cerveja. Das nossas casas, das nossas janelas e nos pequenos atos sociais e gastronómicos que nos sejam permitidos, importa lembrar a cultura cervejeira, até porque é uma forma de lembrar o que temos e o que somos.
Celebremos a cultura cervejeira, de norte a sul do país e nas nossas ilhas, mesmo que remotamente, para que o nosso encontro não seja totalmente cancelado.
Celebremos a Cerveja através das nossas memórias, das nossas confraternizações e do nosso paladar.
Celebremos, lembrando as cerca de 100 cervejeiras e microcervejeiras nacionais, bem como os locais de eleição para o seu consumo, profundamente ligados ao nosso setor.
Celebremos a cerveja através da cultura e da música, que seguem um caminho em paralelo no ato social que é consumir uma cerveja. E falando de música, a Confraria anuncia que o Hino “Viva a Cerveja”, um tema criado pela banda The Lucky Duckies e interpretado pelo confrade Marco António, acaba de chegar ao Spotify, a plataforma de streaming musical mais utilizada do mundo, contando com 300 milhões de utilizadores ativos e que promete colocar esta música em português, que homenageia a nossa cerveja, no radar de todos e em multiplataformas.
Esta peça poderá ser ouvida no Spotify e no Youtube, cujo videoclipe foi lançado no Dia Mundial da Cerveja, em Agosto, e que conta já com quase 9000 visualizações.
Um brinde à Cerveja!
Viva a Cerveja!